Padrões FCI e AKC


Embora esses dois padrões sejam coincidentes na maioria de suas assertivas relativas à estrutura e movimentação, no que tange à cor do Italian Greyhound há uma contraditória divergência praticamente intransponível entre eles e que acaba por dividir a raça ao meio.
 
Enquanto na Europa e nos países filiados à FCI os galguinhos têm necessariamente que ter coloração SÓLIDA, permitindo o padrão FCI marcações brancas apenas no peito e nos pés, o AKC aceita cães com manchas brancas por todo o corpo, podendo inclusive chegar a um animal totalmente branco desde que bem pigmentado.

Essa questão tem sido motivo de discussões e debates apaixonados e acalorados entre aqueles criadores europeus que concordam e aqueles que discordam dessa regra limitante de coloração.
A restrição nos cruzamentos inter-colorações, imposta pela existência de dois padrões, acabou por reduzir demasiadamente a diversidade do "pool genético" da raça, propiciando deste modo o surgimento de alguns problemas de saúde nos galguinhos decorrentes de excessiva consanguinidade. Por esta razão que nós, do Canil Salatino, trabalhamos com linhas de sangue importadas tanto da Europa quanto dos Estados Unidos.