Teckel de Pêlo Longo

Teckel, Dachshund, Bassê, Cofap, Paqueiro, Salsichinha. Assim chamamos este simpático cãozinho no Brasil. Já nos países de língua inglesa são chamados apenas de Dachshund (“Dáx-únd”) e nos países filiados à FCI (Federation Cynologique Internationale) são oficialmente chamados de Teckel.

O Teckel é um cão pequeno e compacto, de pernas curtas e corpo alongado e é conhecido por ser um excelente cão de companhia.

Os Teckels existem em três tipos diferentes de pelagem: pêlo curto, pêlo longo e pêlo duro; e em três tamanhos distintos: standard, miniatura e kaninchen.

Fazendo então um simples cálculo matemático, verifica-se que existem nove diferentes tipos de Teckels. Esses baixinhos contam com um grupo só para eles: o 4º grupo! A classificação da FCI determina que cada variedade de Teckel é considerada uma raça independente, e, portanto, deve-se evitar acasalamentos entre exemplares de tipos de pelagem e tamanhos diferentes.

Assim como o tamanho e a pelagem, o temperamento de cada variedade do Teckel é diferente. Pode-se dizer, sem medo de se cometer alguma injustiça que, de maneira geral, o Teckel de pêlo longo é o mais dócil, o de pêlo duro o mais obstinado e o de pêlo curto o mais determinado.

O Teckel de pêlo longo também é considerado o mais delicado com objetos da casa e o mais tranqüilo. Essas qualidades, aliadas à beleza de suas franjas, fazem dele um companheiro belo e especial.

Conheça os Teckels Salatino: nossas meninas , meninos e filhotes.